Sua construtora está preparada para o consumidor 4.0?

A facilidade de acesso às informações, a ampla adesão à tecnologia, e a completa automação de diversos processos fez surgir um novo perfil de cliente: o consumidor 4.0.

Mais crítico, exigente e participativo, ele quer mais que produtos e serviços interessantes: busca envolvimento com marcas e empresas, em diferentes meios e plataformas.

O consumidor 4.0 respalda seus hábitos de compra em dados ultra tecnológicos, automação, uso de redes sociais e acesso praticamente ilimitado a informações e tecnologias complexas.

Será que a sua construtora ou incorporadora está preparada para um consumidor tão detalhista, digital e multifacetado?

Se até agora sua empresa tem ignorado essa evolução do comportamento de compra, é melhor mudar de estratégia!

Dados divulgados por Neil Patel (um dos maiores nomes mundiais do Marketing Digital, eleito pela revista Forbes como um dos dez melhores profissionais de marketing) apontam que 71% dos consumidores 4.0 já encerraram o relacionamento com uma empresa devido a um atendimento ruim.

Pois é: acompanhar as tendências do comportamento digital se tornou uma obrigação em um mercado tão competitivo como o da construção civil.

Por isso, com este artigo, vamos te ajudar a se aproximar do cliente moderno e mostrar a ele que sua construtora ou incorporadora está atenta às suas preferências e necessidades – que vão muito além de um empreendimento de alta qualidade, localização privilegiada, e preço atrativo.

Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!

Quem eram os consumidores antes do consumidor 4.0?

O cliente 4.0 surgiu graças à transformação digital e aos avanços tecnológicos.

Mas, antes dele, podemos classificar os consumidores entre os seguintes perfis:

🤑 Consumidor 1.0:

Sua única relação com a empresa era o custo-benefício: para ele, um bom apartamento por um bom preço era o suficiente. Consequentemente, as empresas não se preocupavam com segmentação.

🤩 Consumidor 2.0:

A relação passa a ser marcada pelos conceitos de marca e posicionamento: o cliente queria entender porque um empreendimento era melhor que o outro. A concorrência aumentou, e as propagandas e o marketing influenciavam fortemente as decisões de compra.

😍 Consumidor 3.0:

Empatia, compreensão e pertencimento passaram a moldar a relação entre o consumidor e a empresa: enquanto ele precisava se sentir incluído pelas construtoras, elas deveriam mostrar personalidade, preocupação social, e alinhamento ao pensamento do cliente.

E o consumidor 4.0: quem é?

O cliente 4.0 é uma evolução do 3.0 somado ao acesso constante à tecnologia e à informação.

Mais que publicidade de empreendimentos, ele busca por relações e comunicações em canais digitais com as construtoras e incorporadoras, e possui maior autonomia para selecionar as que mais lhe interessam.

Uma vez que usa a internet a todo instante, deseja ser atendido por meio dela, valoriza a experiência desse atendimento, e prefere optar por empresas que atuam dessa forma.

Dentre suas principais características, destacam-se:

📲 Conectividade e mobilidade:

O consumidor 4.0 carrega tudo o que precisa na palma da mão e está conectado em tempo integral. Para alcançá-lo, sua construtora precisa estar na web em múltiplos canais de atendimento, com perfis em redes sociais e compartilhamento de conteúdos em um blog informativo próprio – tudo de forma integrada e adaptado corretamente ao acesso mobile.

📈 Exigência:

O cliente moderno sabe o que quer e o que não quer. Com mais acesso à informação pela internet, preza pela criatividade e transparência das empresas, compara preços e serviços online, checa o índice de satisfação de outros clientes e a confiabilidade das construtoras e incorporadoras. Empresas que não o agradam são facilmente descartadas com apenas um clique.

🌐 Interatividade:

Falando em satisfação, estudos da NZN Intelligence mostram que 88% dos consumidores pesquisam informações sobre os produtos antes do fechamento da compra – fazem questão de saber a opinião de outros compradores e se sentem mais seguros quando elas são positivas.

Dessa forma, assim como eles dedicam um tempo para tecer comentários na internet sobre produtos, serviços e empresas, sua construtora deve estar a postos para interagir com eles e conquistar engajamento online.

🔍 Curiosidade:

O consumidor 4.0 tira suas dúvidas na internet (assiste vídeos, lê comentários nas redes sociais, pesquisa artigos, analisa depoimentos em sites, e por aí vai) – não à toa, o Google recebe cerca de 3,5 bilhões de pesquisas diárias. Portanto, é importante que sua incorporadora ou construtora mapeie a jornada de compra de seus clientes para identificar e responder dúvidas de antemão.

Autonomia e imediatismo:

O cliente moderno é mais autônomo, busca rapidez e comodidade na resolução de seus problemas, e valoriza empresas que estão presentes em diversos canais, oferecendo imediatismo e integração na experiência de compra. Logo, implementar sites, plataformas digitais e aplicativos que sejam intuitivos podem tornar essa experiência mais independente e ágil.

Consciência social:

Empresas que se preocupam genuinamente com questões sociais e ambientais são as preferidas do cliente 4.0. Quando sente identificação com seus valores, o consumidor tende a engajar a companhia nas redes. Por outro lado, se a preocupação for superficial, ele faz questão de reverberar na web o sentimento de traição.

✨ Busca por valor agregado

O custo-benefício não ficou restrito ao consumidor 1.0: o cliente moderno considera fatores como a eficiência do atendimento e a experiência no pós-venda, por exemplo, além da qualidade do empreendimento e sua localização. Portanto, manter uma presença digital forte e interativa, do início ao fim da jornada de compra, faz toda a diferença para o fechamento de um negócio.

☑ Valorização da experiência

Falando em jornada de compra, o consumidor 4.0 quer mais quem um imóvel que atenda suas necessidades. Ele deseja se sentir envolvido nos processos do empreendimento, e isso é possível por meio de sua experiência online – atendimento humanizado em vários canais, uso de storytelling, proximidade e interação, publicidade inovadora, dentre outros meios.

Estratégias para alcançar o consumidor 4.0

Agora que você já compreendeu quem é o consumidor 4.0, está na hora de saber como chegar até ele!

Confira, a seguir sete estratégias para se relacionar com ele de maneira eficaz e obter os melhores resultados em vendas:

#1 Aproxime-se

Seu público está navegando na internet. Sua construtora ou incorporadora também precisa estar. Interaja, responda comentários, realize campanhas: tenha uma  presença digital forte, regular e engajada.

#2 Esteja nas redes

É nas redes sociais que os clientes entenderão melhor sobre o seu empreendimento. Por isso, conheça as personas dos seus imóveis, identifique os canais onde elas estão, e mantenha-se presente nas plataformas adequadas, comunicando-se de forma que o público se identifique.

#3 Construa valor

Mostre o valor agregado de seus empreendimentos e, também, o valor social de sua construtora ou incorporadora. Alinhe esses valores às expectativas do seu público e use as redes para dar voz a seus clientes.

#4 Humanize o atendimento

Use a internet para oferecer atendimento em diferentes canais, personalizar as soluções, criar experiências únicas no meio online, responder as demandas dos clientes, realizar um pós-venda encantador, dentre muitas outras ações que fujam de um perfil robótico nas redes.

#5 Gere conteúdo

Crie conteúdos online como campanhas nas redes sociais, blogposts, vídeos e outros, oferecendo conhecimento ao seu público para atraí-lo. Por meio desses conteúdos, sua construtora ou incorporadora dará início ao contato com os futuros clientes, além de se tornar referência e qualificar seus leads.

#6 Inove

Agilize e facilite o relacionamento com o consumidor 4.0 atualizando os sistemas internos, as ferramentas e os canais de comunicação da empresa. Use diferentes meios para abordá-lo, como email marketing, site e redes sociais, por exemplo, e faça da jornada de compra um momento especial.

#7 Faça isso e muito mais com alta performance

Como você viu, o consumidor 4.0 não está para brincadeira!

É preciso muito mais que uma bela publicidade na mídia tradicional para que o público conheça e se interesse pelo seu empreendimento.

Nós da Katsuki podemos ajudar sua empresa a desenvolver e aplicar estratégias de Marketing Digital e de Vendas personalizadas e de alta performance para atender as complexidades do cliente 4.0 e tornar sua jornada de compra muito mais especial.

Diz para a gente: como podemos ajudar?

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