Que tal construir uma persona para o seu empreendimento?

Persona é uma importante ferramenta de segmentação de mercado, essencial para personalizar a estratégia de marketing digital do seu empreendimento.

Ela torna a comunicação mais assertiva, humanizada e eficiente, pois ajuda a adaptar a mensagem da sua empresa às características do seu cliente em potencial.

Por meio da persona, é possível se relacionar com os possíveis compradores do seu empreendimento de uma forma não somente interessante, como também apaixonante!

Isso porque ela é a representação de um cliente ideal. Mas, não se engane: embora seja um perfil fictício, a persona não é um mero “faz de conta”.

Muito pelo contrário: sua construção depende de informações concretas do público-alvo – como motivações, comportamentos, necessidades específicas, características demográficas, hábitos, e muitos outros.

Quer saber como a construção de personas pode te ajudar a vender seu empreendimento?

Continue a leitura!

Análise do mercado da construção civil em 2020 e 2021

Antes de mais nada, é importante compreender as expectativas do mercado da construção civil para 2021.

Apesar do drama causado pela pandemia do novo Coronavírus, o setor tem registrado um dos melhores desempenhos da sua história.

Segundo o Sienge (plataforma de gestão de empresas da construção), em 2020 as unidades novas disponíveis para venda caíram 13%, sinalizando que 2021 exigiria lançamentos para reposição de estoque. Além disso, o setor encerrou o ano com 10% mais vendas que em 2019.

As projeções da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), indicam que o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil poderá crescer 4% este ano (o maior progresso dos últimos oito anos). O avanço está acima da projeção do PIB nacional, que é de 3,5%, segundo dados do Boletim Macrofiscal de Maio, do Ministério da Economia.

A Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi) também aponta dados surpreendentes. Em comparação a 2020, o estado teve aumento de 41% nos lançamentos, e de 31% na venda de imóveis. Já na capital, Salvador, os crescimentos foram de 106% e 52%, respectivamente.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do Rio de Janeiro (Secovi Rio), a capital fluminense teve seu melhor trimestre desde 2013, com 1.268 transações comerciais e 9.645 transações residenciais – só no primeiro trimestre de 2021.

Já a Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC (Acigabc) aponta que os lançamentos no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo) subiram 73,9% nesse primeiro trimestre, enquanto o volume do estoque caiu 44,9%.

Como você pode ver, o mercado da construção civil tem se mantido sólido mesmo diante de desafios como as crises sanitária e econômica, e o aumento nos preços de insumos.

Entretanto, essa oportunidade sem igual na cronologia brasileira tem intimidado muitos empresários do ramo, receosos quanto à melhor maneira de abordar o público em um momento tão peculiar.

E é aqui que a construção de personas pode te ajudar a vender seu empreendimento. Afinal, quem não sair na frente e falar de forma pessoal com os potenciais compradores perderá uma chance única na história.

Como a persona pode ajudar a vender seu empreendimento?

O primeiro passo é saber qual é o público-alvo do empreendimento.

Digamos que ele seja composto por:

Homens e mulheres, de 45 a 55 anos, moradores de Curitiba (PR), com renda média mensal de R$ 10.000. São pessoas que já constituíram famílias, e pretendem comprar um imóvel como perspectiva de investimento a longo prazo.

Agora, vejamos a persona desse empreendimento:

Roberto Souza tem 47 anos, e é professor concursado em Curitiba (mesma cidade onde reside). Ele é casado há 22 anos e pai de dois filhos.

Agora que as “crianças” já cresceram e saíram de casa, Roberto e a esposa têm um orçamento maior para conquistar a casa própria – um sonho antigo, mas muito aguardado.

Como ambos são professores na região central da cidade, é lá que procuram um apartamento, que será financiado com a renda dos dois.

Roberto enxerga essa compra como um investimento para a família e, devido à pandemia, tem buscado o apartamento perfeito pela internet.

Ele é bastante antenado e adora se comunicar pelas redes sociais com familiares, amigos e o pessoal do trabalho.

Aposto que você conseguiu visualizar o Roberto Souza bem aí, na sua frente! Quem sabe, o seu empreendimento é perfeito para ele, hein!

Notou como criar estratégias de comunicação para uma pessoa específica (persona) é muito mais fácil (e eficiente) do que criar para um grupo genérico (público-alvo)?

Pois é! E quanto mais detalhes essa persona tiver, melhores serão os resultados. Mas, lembre-se: tudo deve ser pautado em dados reais.

Quer mais um motivo para construir personas?

Possivelmente, sua incorporadora ou construtora trabalha com um mesmo público-alvo. Todavia, nem sempre a estratégia que dá certo para um empreendimento é eficiente com outro.

Isso ocorre porque dentro de um mesmo público-alvo existem diferentes compradores, cada um com sua especificidade.

Criar uma persona para representar cada comprador é o que fará a diferença para o sucesso da sua campanha, além de ajudar a definir os melhores meios de se comunicar com ele.

Ou seja, a construção de uma persona forte pode ajudar sua companhia a sair na frente e aproveitar as oportunidades que o ano de 2021 reserva para o mercado da construção civil.

Como criar a persona ideal para o seu empreendimento?

Até aqui, você viu que a construção de personas é essencial para segmentar seu mercado de atuação e personalizar a comunicação do seu empreendimento com os compradores potenciais.

Contudo, não existe fórmula mágica: para aumentar suas chances de sucesso, seu empreendimento não pode contar com apenas uma persona.

Crie de dois a cinco personagens que representam tipos específicos de compradores. A cada um, atribua diferentes profissões, salários, objetivos de vida, problemas pessoais, hobbies, sonhos, necessidades e outras particularidades.

Não esqueça de dar nome e sobrenome a todos eles, bem como idade e endereço!

A partir daí, você poderá definir a mensagem certa para cada comprador, o tom de voz adequado, o estilo da comunicação, os meios de abordá-lo e muitas outras estratégias.

Lembre-se de fazer uma pesquisa de mercado para cada lançamento, compreender quem são seus compradores ideais, e fundamentar as personas em dados concretos.

Contudo, a construção de personas não pode ser a única ferramenta da sua campanha. Para uma comunicação realmente efetiva, é importante aplicar outras estratégias de Marketing Digital em conjunto (confira algumas aqui).

Além disso, contar com uma equipe qualificada na área é fundamental para o retorno de resultados e do seu investimento.

A Katsuki pode te ajudar!

Nós, da Katsuki, somos especialistas em aceleração de negócios do segmento de Construção Civil.

Através de estratégias de alta performance do Marketing Digital e de Vendas, ajudamos nossos parceiros a se tornarem mais relevantes no mercado e na sociedade.

Queremos ajudar sua empresa a acelerar e estreitar o relacionamento com seus potenciais compradores.

Clique aqui e agende uma reunião com a gente!

Posts recentes

Diversas empresas estão mudando a própria história com Marketing Digital e nós nos sentimos honrados por contribuir nesse processo.​

Será que não está na hora de mudar a da sua empresa?​

Muito mais do que querer que você se torne nosso cliente, queremos estabelecer uma parceria de crescimento mútuo!

VAMOS CONVERSAR?

    Eu concordo em receber comunicações.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.