Como o inbound marketing pode acelerar as vendas do seu lançamento imobiliário

O mercado imobiliário se mantém aquecido desde o último ano. Apesar de positivo, esse contexto também traz desafios para se destacar em meio às ofertas e à mudança do comportamento do consumidor, que passou a ser cada vez mais digital.

Entretanto, você sabia que o inbound marketing é uma ferramenta essencial para te ajudar a acelerar as vendas do seu lançamento imobiliário, e uma excelente técnica para estar à frente no processo e tomada de decisão do seu cliente?

Venha com a gente que vamos falar mais sobre isso!

Inbound marketing: o que é e porquê ele dá resultados

Os tempos mudaram e a estratégia de ir atrás dos clientes de forma insistente com propagandas em locais físicos (e até mesmo online, afinal, quem nunca foi interrompido no meio de vídeo com alguma, não é?) já não é mais tão eficaz, isso porque a internet trouxe novas formas de abordagem e transformou o jeito de comprar.

O inbound marketing é justamente uma ferramenta para esses novos tempos. Por meio de conteúdos e materiais relevantes e que contribuem para atrair o público-alvo que realmente se interessa pelo seu negócio e o que ele tem a oferecer, na prática, é o cliente que vem até você e não o inverso.

Mas como isso é possível?

O inbound marketing tem como base a jornada de compra do público-alvo e sabe exatamente qual conteúdo e em que momento entregar a ele quando busca online (no Google, em redes sociais) de alguma forma pelo assunto que a sua empresa é especialista.

O público é nutrido, atraído e conquistado com materiais que esclareçam suas dúvidas e o direcionem à solução do seu problema, que naturalmente é demonstrado ser exatamente o que você e seu negócio tem a oferecer.

Ou seja, a decisão de compra é construída para a pessoa certa, realmente interessada (os chamados leads), gerando resultados mais concretos e, consequentemente, de qualidade superior.

Inbound marketing no setor imobiliário

O setor imobiliário é um dos que mais podem se beneficiar do marketing digital e com a aplicação do inbound, justamente pela sua essência em vendas. Além disso, a compra de imóveis envolve diversos fatores complexos, como investimentos financeiros altos, localização e ligação emocional.

Atrair o cliente de forma natural e intuitiva como o inbound marketing faz é muito importante para estar à frente da concorrência, sobretudo, em um cenário em que 88% das pessoas com acesso à internet procuram por imóveis inicialmente na rede, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Google.

Saber a quem atingir, de que forma e em que momento, faz com que a segurança e a credibilidade que o cliente busca ao envolver tantas questões em sua escolha (muitas vezes uma das mais importantes da sua vida) sejam encontradas em você e no seu lançamento imobiliário.

Estratégias de inbound marketing para acelerar vendas

Antes de mais nada, é preciso compreender a jornada de compra do cliente imobiliário, que, em geral, é longa justamente por conta da complexidade dos fatores envolvidos. Por isso, o relacionamento com o potencial comprador é muito importante e deve atender às etapas do funil de vendas.

A principal estratégia que o inbound marketing proporciona é, justamente, conhecer a fundo o público-alvo e transformá-lo em uma persona, ou seja, um cliente com características reais e com as necessidades traçadas com potencial certeiro para que o lançamento imobiliário seja direcionado para ele.

Conhecendo a persona e a jornada, é hora de mostrar a ela que o lançamento imobiliário que você tem é o ideal para o que ela precisa.

Estratégias de inbound marketing que podem ser usadas para atrair e nutrir os leads:

  • Blog: é onde você vai mostrar autoridade no assunto, vai ensinar e esclarecer o que o seu potencial cliente precisa saber sobre o setor imobiliário e como o seu lançamento é diferenciado;
  • Faça landing pages no site da sua empresa com formulários para que o lead forneça dados (nome, e-mail, telefone, etc.) para baixar outro material, por exemplo, um e-book sobre como financiar um imóvel. Com esses dados você poderá manter o relacionamento com mais conteúdos relevantes e fazer uma abordagem de venda, quando for o momento;
  • E-mail marketing: sabe aqueles contatos iniciados no WhatsApp, aqueles cartões recebidos em lançamentos e feiras e mais aqueles contatos obtidos nas landing pages? É hora de resgatá-los, filtrar o que for válido e enviar um conteúdo via e-mail para iniciar ou dar andamento à comunicação e qualificá-los. Que tal apresentar o lançamento de forma breve e convidá-lo a conhecer mais no site (ou no blog)?

Esses são apenas três exemplos de como o inbound marketing pode ser um aliado incrível para o seu lançamento imobiliário e as estratégias que podem ser utilizadas, mas as possibilidades são diversas e merecem atenção especializada.

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