O Marketing Digital como ferramenta de inovação na Construção Civil

A construção civil é um setor tradicional no Brasil, mas que passa por constantes transformações na busca por mais eficiência, otimização de recursos e elevação dos padrões de qualidade. 

Conforme apontou o estudo global “Transformação Digital: O Futuro da Construção Conectada”, investir em inovação é prioridade de 72% das construtoras avaliadas. A adesão a novas tecnologias, soluções inteligentes e equipamentos de ponta fazem parte do processo de transformação do setor.

Percebemos que o ramo precisou inovar e já não constrói da mesma forma que construía a alguns anos atrás. Assim como a engenharia passou por grandes transformações ao longo do tempo, é natural imaginar que mudanças ocorreram também em outras áreas, como o setor comercial e de marketing.

Marketing Digital como ferramenta de inovação

Atualmente, os meios digitais ditam as regras. Apesar do modo tradicional de venda não estar completamente ultrapassado, é preciso conciliar estratégias e estar presente onde mais de 140 milhões de brasileiros estão: na Internet. Nesse espaço não há horário comercial e os potenciais compradores estão conectados 24 horas por dia, procurando respostas e informações.

Com o progresso da acessibilidade à banda larga, as etapas do processo de compra passaram a ter forte influência das plataformas virtuais. O analógico, porém, possui funções muito diferentes do digital. As redes sociais não podem ser vistas apenas como “panfletos” ou “outdoors”. As lives não são eventos. O marketing de conteúdo e o email marketing não são iguais à mídia offline. Para realmente inovar é necessário compreender que o online é muito mais do que isso. 

Porém, entender essas diferenças é uma das principais dificuldades dos negócios, o que impede que as empresas vendam mais e melhor. Atualmente, a Internet já é o canal mais relevante para início do processo de compra de um imóvel, na frente de meios tradicionais como as feiras de promoções e até das imobiliárias. Se o aluguel de casas e apartamentos de forma 100% virtual já acontece, em pouco tempo, a compra de imóveis por meio de um processo completamente digital ganhará mais segurança e também será realidade.

O desenvolvimento da cultura digital possui os pilares voltados para geração de valor e foco no consumidor. A venda na área da construção civil precisa estar atenta aos novos hábitos de consumo dos brasileiros e inovar também nesse departamento. É necessário colocar em mente, de uma vez por todas, que o cenário virtual não é apenas uma moda, mas um caminho sem volta. Ficar para trás e seguir o que está em alta não é a solução: o diferencial é criar tendências e integrar processos analógicos e virtuais, para atuarem em sinergia.

Uma das ferramentas utilizadas para melhorar e implantar essa cultura é o Marketing Digital que, junto ao comercial, exerce um trabalho de filtragem para aumentar a eficiência e produtividade das equipes. Além disso, é preciso ressaltar que Marketing Digital não é só venda de produtos e serviços: é aumento de valor, divulgação de marca e entrega de resultados que terão, como consequência, a venda.

Como você já viu aqui no blog da Katsuki, as principais tendências do Marketing Digital envolvem a automação, a melhora do relacionamento com o cliente e a agilidade dos processos. Tudo isso é inovação. Afinal, inovar é melhorar características, fazer diferente e implantar novas ideias, com foco na geração de valor.

Marketing Digital e a tomada de decisão baseada em dados

De acordo com levantamento da CA Technologies de 2017, as organizações brasileiras que investiram na transformação digital viram a receita e a retenção de clientes aumentar em 50% por conta das novas medidas implantadas. Já a satisfação do cliente ficou 58% melhor. Quatro anos depois, os números podem ser ainda mais expressivos para vários setores. 

Além de elevar o acesso digital entre os cidadãos, a pandemia também acirrou a competitividade entre as empresas no meio virtual. Segundo o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020, 80% das empresas aceleraram a transformação digital no último ano. Entretanto, essa rápida mudança também acarretou um grande obstáculo: a dificuldade em extrair dados e em analisar as informações. 

Sem “achismos”, o meio virtual possibilita que as decisões que balizam as vendas da empresa sejam tomadas com base em números, estatísticas e informações consolidadas. É possível conhecer em detalhes o público-alvo, gerar engajamento, estreitar relações, testar ações e escalonar campanhas, tudo isso de forma relativamente barata. 

Essa é, talvez, a maior inovação trazida pelo Marketing Digital. Das startups do Vale do Silício, às grandes empresas do varejo, das pequenas lojas até as Construtoras e Incorporadoras, os números devem basear a tomada de decisão e o desenvolvimento de estratégias.

Por isso, as empresas devem considerar as ações digitais como uma forma de inovar e renovar o processo de vendas, criando novas possibilidades. Essa importante parte do negócio deve estar nas mãos de quem realmente entende do assunto. Incorporadoras e Construtoras estão cada vez mais progredindo rumo a um cenário tecnológico e digital, mas ainda existem muitos desafios pela frente. 
Especialista no setor, a Katsuki é uma agência de marketing digital com foco em vendas que vai atuar para que a sua empresa atinja resultados incríveis, com crescimento real. O seu futuro digital deve estar nos cuidados de quem realmente entende do setor. A hora de inovar é agora.

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